Apresentação

Após nove anos de serviços prestados à Cúria geral, na condição de presidente da Comissão de Espiritualidade e Apostolado, diretor do Centro Studi e coordenador das publicações, P. André Tessarolo pediu ao Superior geral para voltar para sua Província, a Itália Setentrional. Dehoniana deseja interpretar a gratidão de toda a Congregação por tudo o que o P. André tem feito em prol da nossa espiritualidade. Suas virtudes humanas e espirituais têm o reconhecimento geral dos confrades e de outros religiosos e religiosas a quem ele prestou seus serviços.

O leitor mais atento terá percebido que estamos começando nova numeração, ano I, volume I. É que tivemos que registrar a revista junto ao governo, adaptar-nos à legislação italiana, dando início a uma nova série.

Este volume começa com uma página inédita de P. Dehon, na qual ele revela sua devoção à Trindade Santa. Trata-se da homilia que ele proferiu na Basílica de São Quintino, dia 8 de junho de 1873. P. Dehon a comenta em NHV V 171-173, dizendo que inspirou-se no pregador jesuíta Louis Bourdaloue.

O dossiê principal, dedicado aos carismas religiosos, apresenta relatórios apresentados na reunião de membros das cúrias gerais, que houve em Roma em maio deste ano. O primeiro relato, de Ir. Maria Grazia Bianco aborda o tema “O seguimento de Jesus sob luz própria”. É uma reflexão sobre a dinâmica dos carismas, como a consagração, os votos, a administração dos bens, a vida fraterna, o serviço do governo, a abertura aos leigos e à Igreja.

No segundo, o salesiano Luc Van Looy, ressalta a importância da partilha do carisma, superando qualquer tipo de monopólio.

Sob a rubrica Teologia e Espiritualidade temos artigo de Marcial Maçaneiro, da BM, “A Mística do Coração”. O autor doutorou-se há pouco na Gregoriana. O artigo parte das mudanças do Vaticano II, busca as fontes bíblicas da fé e da teologia cristãs, para refletir a espiritualidade do Coração de Jesus segundo as exigências contemporâneas.

Graças à direção do Apostolado da Oração, podemos publicar o artigo de Charles Delhez, sj, publicado no N. 2 (abril-junho 2001) da revista PRIER ET SERVIR. O título é “Pode-se oferecer sofrimentos a Deus?” Os dehonianos, chamados a renovar cada dia o ato de oblação, encontrarão nesta reflexão uma ajuda preciosa e um estímulo para transformar seus sofrimentos numa expressão de amor.

A seção dedicada à vida da Congregação e às Missões começa com um artigo de Umberto Chiarello sobre a revisão da Regra de Vida, um dos temas propostos para o próximo Capítulo geral. O artigo sugere vários pontos a serem alterados diante das mudanças na estrutura da Congregação.

Segue-se uma pesquisa de Egídio Driedonkx sobre uma estátua que está na capela do Colégio Internacional de Roma e um relato de Savino Palermo sobre a última Conferência provincial do Congo.

Os últimos artigos mostram aspectos de nossa presença na Ásia. P John Mangkey, msc, aborda os desafios que a Igreja deve enfrentar na Indonésia. P. Francis de Sales aborda os efeitos da globalização na cultura daquele país. Temos ainda o depoimento de dois confrades das Filipinas, Jerry Shehy e Wieslaw Bysiek sobre sua viagem ao Vietnam, motivada pela chegada de seminaristas vietnamitas às Filipinas. Sabe-se que já há diversos confrades vietnamitas nas Províncias dos EEUU e da Europa Francesa.