II ENCONTRO DA JUVENTUDE DEHONIANA
JOVENS COM O ESPIRITO SANTO AO SERVIÇO DO EVANGELHO
Fátima, 14-16 de Abril 1998

JOVENS COM O ESPIRITO SANTO AO SERVIÇO DO EVANGELHO foi o tema que reuniu 300 jovens dehonianos portugueses em Fátima de 14 a 16 de Abril de 1998, no seu 2º Encontro Nacional.
Numa etapa preparatória do Grande Jubileu do Ano 2000, o Papa João Paulo II propõe aos cristãos que o ano de 98 seja dedicado ao Espírito Santo. Respondendo ao apelo do Papa, os jovens dehonianos, à luz da espiritualidade do seu fundador, Pe Dehon, reflectiram sobre a presença do Espírito Santo nas suas vidas e definiram linhas para a vivência e empenho na Igreja local.

Celebrar a acção do Espírito Santo na vida da pessoa, da Igreja e da sociedade foi o objectivo deste encontro promovido pela Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

O encontro que decorreu no Centro Paulo VI começou com uma caminhada de Leiria a Fátima onde os jovens experimentaram a alegria da partilha e inter-ajuda nas dificuldades de um caminho de montanha onde a chuva marcou presença. Momentos de convívio, de oração e reflexão fizeram o encontro que teve como ponto alto o festival-encenação. As diversas zonas do país (Açores, Algarve, Lisboa, Madeira e Porto) apresentaram de forma criativa e entusiasta o resultado de um trabalho preparado ao longo de encontros semanais de reflexão, partilha e vivência.

PROCLAMAÇÃO

ATENTOS AO ESPÍRITO SANTO RENOVAMOS O CORAÇÃO DO MUNDO! ...

Sentimos a presença do Espírito em caminhos que se percorrem, em sorrisos que se reencontram, em braços que se levantam, em interpelações que nos envolvem e em sonhos que nos movem.

ATENTOS, no caminho porque o Senhor nos convida a vigiar!

... Porque acertamos o passo com o outro que connosco partilhou uma chuva intensa e um trajecto agreste. No caminho como na vida urge estar atento aos sinais tantas vezes escondidos num qualquer arbusto. No caminho como na vida necessitamos de estímulos que nos empurrem para a meta tantas vezes convertida em nova partida. No caminho como na vida TU, Senhor, és o amparo na força de um bordão. Na provação sentimos a alegria de quem sabe porque caminha.

ESPÍRITO, porque abrimos o coração para O acolher!

... A exemplo de Maria, quisemos ser morada do Espírito ao fazermos silêncio em cada momento de oração e encontro com o Senhor da Vida .

RENOVAMOS, porque urgem Homens novos!

... Homens que estão no mundo e que nele querem ser presença viva do Espírito. Homens que encontram na reflexão, no diálogo e na partilha as linhas de uma nova evangelização. Homens que procuram novo ardor, novas linguagens, novos métodos para uma mesma verdade: o Senhor Ressuscitado!

CORAÇÃO, porque o Senhor nos dá um coração novo!

... Um coração que celebra e canta a alegria de uma comunidade que se sente una, jovem e viva no Espírito. Uma comunidade multicolor com sons dos Açores, sorrisos da Madeira, abraços do Norte, canções do Sul.

MUNDO, porque urge fazer caminho!

... Temos horizontes de esperança que mais do que sonhos são CAMINHO, mais do que histórias são VERDADE, mais do que acasos são VIDA. Ao partilharmos este caminho por onde navega o esforço de quem acredita somos missionários do Evangelho.

ATENTOS AO ESPÍRITO SANTO RENOVAMOS O CORAÇÃO DO MUNDO!

Até para o ano... com Deus Pai!

Os participantes no II Encontro da Juventude Dehoniana