CARTA ÀS COMUNIDADES 13


 

Nos dias de 1 a 9 de janeiro 2000 nos encontramos em Milevane como dehonianos de Moçambique. Estiveram presentes quase todos os que naqueles dias estavam em Moçambique.

Juntos celebramos o retiro anual e a seguir a Assembleia. O Pe. Adérito pregou o retiro e participou na Assembleia. A ele vai o nosso vivíssimo agradecimento pelo alimento espiritual que nos proporcionou e pela presença, participação e ajuda que nos ofereceu ao longo da Assembleia. Com a sua presença a nossa ligação e união com a Província LU saem mais reforçadas (em termo de partilha, de celebração e solidariedade). À Província LU vai o nosso agradecimento e saudação fraterna.
 
 

Em seguida, na tarde do dia 9 e na manhã do dia 10, reuniu-se o Conselho Provincial.

Como é habitual partilhamos algo deste encontro.

Mas antes de tudo queremos expressar os nossos pêsames e a nossa participação à dor do Pe. Ruffini, cuja mãe Amélia faleceu no dia 17 de Janeiro. Ele viajou para Itália no dia 18.

1. Informações

Nos encontramos com Pe. Giovanni Nicoli, da Província IS, que participou na nossa Assembleia. Com ele falamos e esclarecemos alguns aspectos do relacionamento entre as duas Províncias. Por meio dele o Conselho quis fazer chegar a toda a Província IS o agradecimento pelos apoios recebidos com generosidade.

O Pe. Nicoli reiterou o convite para o Jubileu dos Jovens em Agosto 2000. Há possibilidade de mais alguns lugares para além dos 5 garantidos.

Sobre esse assunto lembramos portanto que as comunidades de Pebane, Milevane, Gúrùe, Mólocuè e Gilé poderão indicar um jovem ou uma jovem para participar neste acontecimento; Quelimane e Maputo dois. Os critérios são: idade entre 18 a 25 anos, sejam capazes de "animação", possam comunicar e receber comunicação com facilidade

Tivemos um encontro com Pe. Zolile, Conselheiro Geral. Ele manifestou a sua alegria por ter tido ocasião de participar na Assembleia. Gostou de escutar os relatórios das comunidades. Apreciou a tensão para a vida comunitária, aspecto que caracteriza o nosso estilo de vida. Insistiu sobre o facto de cada comunidade escrever o seu projecto comunitário. Aconselhou também a elaborar um plano a longo prazo para a Província.

Outro aspecto focado com o Pe. Zolile foi o relacionamento com a Província Scj da África do Sul, sobretudo no campo da formação. Os tempos ainda não estão maduros, pois há muitas "variantes" que podem entrar em jogo: o problema língua, a possibilidade da abertura em Maputo duma "teologia" dos religiosos, o relacionamento com a Província dos Camarões...

O Conselho reuniu-se também com a Comissão Económica, para esclarecer algumas linhas de "política económica", em vista do futuro da nossa Província, que tenta o caminho da autonomia.

2. Transferências e pessoal
Nada de especial sobre este assunto, pois tudo já tinha sido resolvido antes da Assembleia, sendo o dia de entrada dos novos superiores o 27 de Dezembro de 1999.

Somente houve uma "variante" temporária: o Pe. Carlessi irá residir no Noviciado, pois o Pe. João Gadotti viajou para Itália, por motivos de saúde.

Tendo em conta a situação de Mólocuè o Conselho pediu à Equipa de começar um novo tipo de presença pastoral na Vila, que deve ser considerada como uma paróquia de Cidade.

Sempre relacionado com a vida das nossas comunidades, na Assembleia foi focado o ponto relacionado com o PROJECTO COMUNITÁRIO. O Pe. Provincial, nas suas visitas ao longo do ano, irá ajudar a que cada comunidade prepare o seu Projecto. Esperemos que o ano jubilar seja o ano do Projecto!

O Pe. Adérito ajudou-nos muito deixando um esquema de trabalho para chegar ao projecto comunitário.

3. Projectos - economia
Na Assembleia foram dados a conhecer alguns pedidos das comunidades, sobre os quais debruçou-se depois a comissão Económica.

O Conselho tomou em consideração e aprovou os seguintes:

  • A compra dum computador e impressora para a comunidade de Fomento
  • A compra duma geleira e a entrega dum carro à comunidade de Gilé
Para os Projectos apresentados pelo Centro Polivalente, o Directivo achou por bem que o próprio Provincial tratasse com a comunidade, faltando alguns dados para avaliar o projecto.

Foi também aprovado o Balanço Provincial para o ano 1999, apresentado pelo Pe. Toller em Assembleia.

4. Programa para o ano 2000
Na Assembleia foi apresentado e aprovado um esboço de "calendário" para o ano 2000, que contém algumas actividades para a nossa Província.

Eis as datas a lembrar:

  • 26/1 &emdash; 14/3 viagem do Pe. Provincial a Argentina &emdash; Camarões &emdash; África do Sul

  • 17 de março Conselho Provincial (Pebane)

    25-28 de Abril Encontro dos Superiores e das Comissões &emdash; Quelimane

    20 de Maio Conselho Provincial (Gúrùe)

    27-30 de Junho Assembleia &emdash; Quelimane

    8 de Setembro Conselho Provincial (Milevane)

    21 de Novembro Conselho Provincial (Quelimane)

    Nos meses de Setembro e Outubro, em datas porém ainda por confirmar, teremos mais uma visita do Pe. Fernando Armellini, que irá dar Cursos Bíblicos em Maputo, Quelimane, Milevane e Pemba. Lembramos que é uma ocasião para uma "formação permanente" a não perder!

    O tema deste ano será o Evangelho de S.João, fechando assim a apresentação dos quatro evangelhos.

    A todos renovamos as saudações e os votos para que este ano jubilar seja repleto das graças que o Senhor reservou para os seus servos.
    Quelimane, 20 de Janeiro de 2000

    Pe. Alessandro Capoferri, scj
    Secretário Provincial