CARTA ÀS COMUNIDADES 14

No dia 27 de Março 2000, o Conselho Provincial encontrou-se em Milevane. Estavam presentes todos os conselheiros, faltando o Pe. Giorgi, impossibilitado a participar por motivo de trabalho.

Nos reunimos com ainda nos olhos e no coração as cenas de dor e devastação das cheias que assolaram o Sul e Centro do País: manifestamos portanto a nossa solidariedade às multidões atingidas por esta desgraça nacional que atingiu, mesmo se em forma relativamente leve, também a nossa casa e comunidade de Fomento.

Como já é costume partilhamos algo que foi vivido e discutido pelo Conselho.

1. INFORMAÇÕES

O encontro do Conselho foi precedido por uma deslocação ao Gilé dos Pe.s Onorio e Sandro. A ocasião foi a inauguração da nova capela construída na Sede do Distrito, dedicada a S.Victor. A inauguração aconteceu no dia 25 de Março, festa de Nossa Senhora da Anunciação, Padroeira da Missão. Tomou parte e presidiu a inauguração o Sr.Bispo de Gurúè, dom Manuel. Igualmente estiveram presentes os padres Zanetti e Zanol. A festa foi muito participada e bem animada pela comunidade cristã de Gilé. A celebração serviu também para anunciar oficialmente a presença da Equipa missionária e o novo Superior da Missão, Pe. Hélio Greselin.

À Equipa de Gilé vão os nossos parabéns e votos de um ministério fecundo e abençoado pelo Coração de Jesus.

No Conselho o Pe. Honório começou por informar das suas longas viagens.

As deslocações a Argentina, África do Sul e Camarões foram interessantes e úteis.

2. PESSOAS E COMUNIDADES

A seguir o Provincial informou das cartas recebidas.

Os Padres Gadotti e Maffeis, na Itália, continuam a tratar-se e melhoraram o seu estado de saúde. Esperamos que possam regressar.

O Pe. Temporin, que se encontra em Genova, também mandou as suas saudações.

O Pe. Alves continua com os problemas que tinha, o que tornará impossível o seu regresso a Moçambique.

O Pe. Saraiva também escreveu: no Brasil encontra-se bem, o resultado nos estudo até aqui é positivo e está contente. Manda saudações a todos os confrades.

No Conselho foi também lido o Relatório semestral do Noviciado. O clima é sereno. Mas um dos jovens que começaram o Noviciado (Júlio dos Santos Fernando) pediu a sua interrupção por motivos de saúde. Actualmente está em família.

3. ECONOMIA

Durante o Conselho foram tratados alguns assuntos económicos.

Alguns pedidos ñ problemas (da comunidade Salvador Allende para vedação da propriedade, de Fomento para recuperação do campo de jogos, de Mangone para preparação de mais terrenos para o cultivo) foram discutidos brevemente e adiados, porque faltava um parecer da Comissão Económica que não conseguiu encontrar-se antes do Conselho.

O Conselho, vendo as necessidades de Gilé, acha oportuno que a comunidade estude a realização dum outro edifício que possa servir como refeitório, quartos para os hóspedes e escritório.

Após a visita aos Camarões, o Conselho achou também oportuno colaborar com a comunidade de Ngoya comprando um computador, vista a grande necessidade em que se encontram os estudantes, constrangidos a fazer turnos até de noite para escrever os trabalhos pedidos na escola.

Chegaram ajudas para os atingidos pelas cheias no Sul e Centro do País. Já contribuíram para isso a Cúria Geral, a Província Alemã e a Província Espanhola. Além disso há ofertas vindas de outros benfeitores, confrades e casas da IS e grupos de amigos. Agradecemos a todos. Para que os fundos possam servir verdadeiramente os necessitados confia-se muito na obra que a nossa comunidade de Fomento está realizando em colaboração com a Paróquia local em apoio às famílias do bairro que perderam tudo.

Lembramos que a nossa comunidade de Fomento teve grandes prejuízos por causa das chuvas e cheias, na ordem dos 10.000 USD para o muro de vedação e outros pequenos arranjos; e terá que repensar o arranjo da propriedade e do campo de jogo, completamente destruídos pelas águas.

4. VÁRIAS

Está prevista para os dias
 

26-27 de Abril, em Quelimane,

a Reunião dos Superiores das Comunidades.

Agenda do encontro será a seguinte:

Pedimos a todas as comunidades ou grupos de comunidades para estudar neste tempo a Ratio Formationis, para poder chegar preparados ao encontro. Em cada Zona haverá um responsável-conselheiro que orientará o trabalho.

O encontro será precedido por uma reunião da Comissão da Formação no dia 25 de Abril; e seguido duma reunião do Conselho Provincial no dia 28 de Abril.

Lembramos que nos dias de 27 a 30 de Junho teremos uma Assembleia Provincial na qual será tema central a Pastoral Vocacional. Celebraremos juntos a festa do S.Coração de Jesus, e será ocasião para celebrar o nosso Jubileu.

O Conselho analisou a questão do Jubileu dos Jovens. Como sabemos a Província IS pagará a viagem e estadia para alguns jovens. O tempo limite para enviar alguns nomes será na reunião dos Superiores.

Do Pe. Armellini recebemos uma mensagem na qual nos informa sobre as suas numerosas actividades que não tornarão possível a realização dos cursos previstos para os meses de outubro-novembro deste ano. Compromete-se para o próximo ano.

Concluímos desejando a todos que esta Quaresma "Jubilar" seja caminho de conversão a Deus e de preparação intensa à celebração dos mistérios pascais.

Gurúè, 28 de Março de 2000