CARTA ÀS COMUNIDADES

novitá dal Mozambico


Caros Confrades

Nos dias 1-2-3 de Outubro de 98 o Directivo Provincial reuniu-se, em Quelimane, pela terceira vez. Como sempre houve uma partilha sobre a situação geral da Província, sobretudo naquilo que diz respeito ao pessoal. E foram dias de preocupações, pois a situação de saúde de alguns confrade não está muito boa; em particular do P.e Pedro Comi, que está ainda de baixa no Hospital, na Sala de Reanimação, onde está a receber os cuidados necessários para solucionar o problema das escaras surgidas, problema que mais preocupa neste momento.

1. Informações

P.e Quintas, Provincial de Portugal nos informou que o P.e Mestre e os três noviços chegaram bem e que o seu noviciado iniciou.

Igualmente nos informou da saúde de P.e Alves, que ainda não recuperou da anemia contraída nos Camarões, razão pela qual atrasou a sua viagem de regresso das férias.

Chegou um convite a participar nas celebrações do 75º aniversário de presença dehoniana naquele País. A celebração oficial será no dia 19 de Dezembro de 1998 em Aliwal North.

O P.e Comastri foi nomeado Vicário Geral da Diocese de Gurue, pelo período de três anos, conforme um contrato assinado entre a Diocese e a Província scj.

Foi apresentado o projecto de um Centro de Saúde em Milevane. Na reunião dos Superiores (abril 98) foi lançada a hipótese; agora trata-se de estudar a viabilidade concreta. Da parte da Saúde a nível Provincial não haverá problemas.

2. O Ecónomo Provincial

Nesta reunião do Directivo foi feita a leitura dos pareceres da Consulta para o Ecónomo Provincial. E o Directivo tomou a decisão, indo ao encontro do parecer da maioria, de nomear para esta tarefa o P.e EZIO TOLLER. Ele continuará ainda como Reitor do Seminário S.Agostinho, mas deixando as actividades escolásticas.

O P.e RUFFINI foi nomeado PROCURADOR da Província e continuará como Ecónomo na Casa Provincial.

Foi também nomeada a Comissão Económica, que será composta pelos confrades:

Dalla Zuanna, Ruffini, Verri.

3. Outras comissões

Tendo em conta o caminho da nossa Província e vistas as necessidades de começar a aprofundar a reflexão, o Directivo nomeou as seguintes Comissões:

Formação: Giorgi e Formadores

Pastoral: Greselin, Bedosti, Leali, Zanetti, Zanol.

Espiritualidade e Apostolado: Capoferri, Ciscato, Comastri, Madella, Marchesini.

Vocações: Claudino, Diomário, Regonesi, Saraiva.

Justiça e Paz: Greselin (com membros ainda por designar).

4. Admissões

Os nossos confrades em formação na Casa de Fomento apresentaram o pedido de renovação dos votos, que se realizará no início de Janeiro, em Milevane.

Lido o pedido e o parecer da comunidade, o Directivo admitiu:

À Primeira renovação dos votos:

À Terceira renovação dos votos:

Estes nossos confrades virão de férias em Zambézia no mês de dezembro. Passarão este mês nas famílias; depois participarão no retiro e na Assembleia em Milevane. Em seguida deslocar-se-ão nas nossas comunidades, permanecendo aí até a data de regresso a Maputo. Os nomes e as comunidades serão avisados oportunamente mais a frente.

5. Bolsas de estudo

Chegaram alguns pedidos de ajuda para cursos universitários. O Directivo examinou e decidiu dar andamento a alguns pedidos. Serão enviados a Roma para apreciação.

Mas o Directivo viu a necessidade que este tema seja submetido à reflexão da Comissão Económica e da Assembleia: talvez possa mesmo entrar no orçamento da Província.

6. Encontro dos Provinciais

No mês de Novembro (3-13) realizar-se-á em Roma o Encontro dos Provinciais e Regionais com o Conselho Geral. O tema central do Encontro será a revisão das "estruturas da Congregação" e aprovação de alguns modelos, ad experimentum.

Este tema foi pedido pelo Capítulo Geral 1997, que viu a necessidade de submeter a revisão a actual organização da Congregação, para que o "Nós Congregação" encontre também uma veste jurídica que lhe permita de desenvolver.

Uma Comissão Geral ad hoc preparou um texto-base; o Directivo leu e estudou, dando sugestões e aprovando algumas linhas. O P.e Provincial irá participar no encontro e irá transmitir o parecer do Conselho.

O P.e Provincial irá portanto ausentar-se de Quelimane a partir do dia 14 de Outubro; irá sair de Maputo no dia 16 de Outubro. O seu regresso é previsto para a última semana de Novembro. Na viagem de regresso terá uma paragem em Portugal para tratar alguns assuntos com a Província LU e para visitar os nossos noviços.

O próximo encontro do Directivo está previsto para logo após o regresso do P.e Provincial.

Quelimane, 5 de Outubro de 1998