NOTÍCIAS DE ROMA


8 de maio de 1999

O que há de novo

Esta semana temos três textos para leitura. U é em italiano (documento 4), "Le radice bíbliche del Giubileo", de D. Pritta (Dossiê da Ação Católica Italiana); o segundo, em espanhol (documento 3), é uma palestra dada pelo Pe. Leonardo Marrewijk (CH) "Economia y Reino de Diós", durante a assembléia da província chilena; o terceiro, (documento 2), em inglês, é a primeira parte do verbete Jubileu, tirada do dicionário Bíblico Anchor (CF General Conference Documents).

Com relação à bibliografia os novos nomes da lista tem o sinal ( »»»»»); os outros estão repetidos de semanas anteriores.

Mais uma vez convidamos os responsáveis de J&P a nos enviar (jpscj@scj.org) novos artigos e bibliografia para publicar nesta seção.

Carlos Alberto da Costa Silva (CU)

Javier Prate, colaborador em várias publicações dehonianas na Espanha, criou dezenas de cartuns. Estas figuras estão na igreja de São Martinho, em São Quintino e mostram aspectos da vida e pregação de Pe. Dehon. Estamos apresentando a segunda imagem que tem por título: Comme le Père Dehon, revelons les défis de notre temps.

O Pe. Giampietro Brunet (IS) enviou um artigo sobre Dom Calabria, recentemente canonizado. Ele era colaborador de Settimana, uma revista da IS. O artigo leva o título: "Don Calabria: un nuovo santo che scriveva su Settimana del clero".

Mary Gorski informa que o web site da Sacred Heart School of Theology fechou temporariamente.

Irene McGregor, de West Lorne, Ontario, primo de +James de Jonge (CA) escreveu umas reflexões sobre seus sofrimentos: (CF Irene MCGregor).

O que acontece

Villa Aurelia, o hotel da Cúria geral que ocupa parte do prédio tem um novo cartaz luminoso na Rua Leão XII.

O Governo Geral nomeou novo governo provincial para a Polônia. Ficou assim:

Provincial: P. Zbigniew Bogacz (1º triênio a começar a 26 de maio de 1999)

Conselho provincial:

1. P. Tadeusz Michalek
2. Pe. Stanislaw Stanczyk
3. Pe. Jan Strzalka
4. Pe. Josef Wrocenski
Parabéns à Província da Polônia pelos novos diáconos a serem ordenados a 13 de maio, no seminário de Stadniki, pelo bispo Jan Szkodon:
Janusz Bieszczard,
Józef Cempura,
Marek Gawle,
Krzysztof Napora,
Pawel Nowakowski
and
Marek Piwowarczyk.

Sacred Heart School

A Sacred Heart School (US) foi dedicada e benzida a 23 de abril. Havia umas 700 pessoas presentes, entre povo, autoridades civis, alunos, professores e curiosos. A nova escola está localizada em Southaven, Mississipi. Tem uma capela, 16 salas de aula, um auditório para 450 pessoas, ginásio completo, biblioteca e pátios internos e gramados. Acolhe crianças até a 8ª série A. metade dos custos da escola foi financiada pelos lucros do filme The Spitfire Grill", produzido pela Província US.
 
 
da Mark Ratay
Media Communications Manager
Sacred Heart League, Inc.
 
 

Notícias da Província BS

A BS continuou uma tradição de 13 anos de reunir o pessoal que trabalha nas escolas da província (4), religiosos como leigos. Este anos eles refletiram sobe Educação e Cidadania, com o auxílio de Alcides Tedesco, membro da AEC, Associação das Escolas Católicas. Pe. Luís Carlos Sousa fez um histórico deste trabalho na Província.

No fim do encontro o Superior Provincial decidiu criar um grupo permanente de reflexão para assessorar esta área de trabalho.

Foram enfatizados dois pontos:

- O trabalho com escolas é uma tradição da BS. Sete anos depois de chegarem os primeiros padres o Colégio Diocesano de Olinda passou para a responsabilidade dos scj, a pedido do bispo local.

- As escolas servem à população dos subúrbios.

A Família Dehoniana da América do Sul vai se reunir na BS, de 22 a 23 de maio. É o terceiro encontro deste tipo. Umas 25 pessoas vão participar. O Pe. Wardjito (CU), deverá estar presente. Estes são os temas a serem tratados:

Maior presença missionária da BS no Uruguai

A BS já tinha um de seus membros trabalhando no Uruguai. Em novembro próximo, o Pe. Luís Thews partirá para lá, aumentando esta presença missionária. A paróquia onde ele trabalha está fazendo um ano de missões e, como consequência, vai mandar seu pároco às missões.

Foto de Pe. Dehon

Stefan Tertunte (GE) se dispôs a escrever um breve comentário a cada foto de Pe. Dehon a ser publicada. Esta semana trazemos a igreja de batismo de Pe. Dehon. O comentário se encontra sob o título. (CF. Baptismal Church.)