NOTÍCIAS DE ROMA  

9 de outubro de 1999

O que há de novo

Fechando a série de textos em preparação da Conferência geral, estamos publicando, em várias línguas (Português, Francês, Inglês, Espanhol, Italiano) alguns trechos da o documento "Ecclesia in America", que trata de temas de ética e política. É um bom fecho do série.

Nota do editor: este deve ser o último artigo da série .

O que acontece

O que segue foi tirado do site Vidimus Dominum de 28 de setembro de 1999, que, por sua vez, buscou as informações na revista Testimoni, editada pelos dehonianos da IS, em Bolonha:

"A vida monacal não representa mais a plenitude dos valores da vida contemplativa. É o que disseram as monjas entrevistadas numa pesquisa feita pela revista Testimoni, com cerca de trinta religiosas de 15 mosteiros diferentes, a respeito de um recente documento do Vaticano sobre o tema.

Segundo elas, o documento, Verbi Sponsa, publicado em maio passado, está destinado a dividir mais do que unir.

As maiores críticas referem-se ao método empregado pelo documento que parte da noção de que a mulher é uma menor carente que precisa de proteção e não é capaz de reciprocidade.

Um comentário exclusivo do diretor de Testomoni sobre a pesquisa será publicado amanhã, 29 de setembro, em Vidimus Dominum, na seção "Unconformist". (http://www.vidimusdominum.org).

Notícias da BS

Recife 2000 &emdash; já começa a acontecer na BS &emdash; Dia 24 de setembro, convocados pelo Provincial, 14 membros da BS participaram de uma reunião, no Provincialado da Várzea, para ser montada a infra-estruturada Conferência Geral que será realizada na cidade de recife. Foram criados 6 grupos de trabalho:

  1. Assuntos domésticos;
  2. Equipamentos;
  3. Comunicação e relações Públicas;
  4. liturgia;
  5. Transporte;
  6. Dehontur (Excursões e recreação).
  7. À frente de cada grupo haverá um "cabeça" que deverá aglutinar outros nomes em torno de si para a realização das tarefas que lhe são pertinentes. O Pe. Marcos Alves de Lima será o coordenador geral e seu nome também será o referencial para contato e comunicação com as províncias e as futuras delegações.

    CONFERÊNCIA PROVINCIAL DA BS &emdash; No período de 19 a 21 de outubro, a Província brasileira setentrional realizará a sua Conferência provincial, devendo, na ocasião, serem retomados os trabalhos feitos nas Comunidades de área sobre a temática !Economia e Reino de Deus", a partir das reflexões feitas nas áreas e computados em um documento provincial. A Conferência será assessorada pelo Pe. Humberto Plumen (redentorista), também sociólogo, e pela Sra. Tânia Bacelar, doutora em economia, que também é membro da Comissão Nacional de Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

    Notícias da América do Norte

    Nos dias 28 e 29 de setembro os conselhos provinciais e regional da América do norte reuniram-se em Torronto (CA) com a finalidade de estudar as conclusões da Assembléia conjunta realizada em Hales Corners em agosto. Os conselhos receberam diversas sugestões para futura colaboração. Eles decidiram começar por três áreas: comunicação e mass-media; pastoral vocacional e formação; espiritualidade de globalização; e a possibilidade de criar uma comunidade profética internacional, segundo o pedido do XX Capítulo geral. Nova reunião destes conselhos terá lugar em Montréal, em março do ano que vem. Para medir o caminho andado.

(fornecido por Maurice Légaré (CGA)
Allegra Troiano, diretora do ESL mandou esta foto da feira havida durante o recente curso de inglês. Você pode ter maiores notícias.
 

Parabéns

Dia 29 de setembro professaram os seguintes noviços de Madagascar. A cerimônia teve lugar em Antsirabe:

Desenhos do P. Quinto

Este é o quinto dos desenhos do P. Quinto Regazzoni (AU) que atualmente está estudando inglês em Hales Corners (US). Ele trabalha no Uruguai, em Montevidéu, na revista Umbrales. Desta vez ele apresenta a caricatura de Slawonir Knopik (PO), que está atualmente estudando em Roma..

Foto semanal de P. Dehon

Continuando a série de fotos, mostramos esta semana uma foto de P. Dehon no tempo de estudante em Paris. O comentário, de Stafn Tertunte (GE) gira em torno das viagens do Fundador nas férias de verão com seu amigo Leão Palustre. (CF. Dehon the Student Traveler).

Dehon no Canadá e nos Estados Unidos.