NOTÍCIAS DE ROMA 
12 de dezembro de 1998

O que há de novo

As estatísticas da Congregação a 30 de setembro acabaram de ser divulgadas. Criamos uma nova página que contém as estatísticas do ano todo numa página só, para facilitar as coisas. Esta página pode ser acessada aqui e será também acrescentada em Letters&Documents (SCJ Statitics - Statistiques - Statistiche 1998)

A Saint Joseph's Indian School passa a dispor de um novo site www.stjo.org. Para os interessados no trabalho daquela escola junto aos índios norteamericanos este site proporciona muita informação e está conectado à nossa página.

O relatório de J&P da província Espanhola está na página de J&P, em francês, inglês e italiano.

A mensagem de Natal e Ano Novo do Superior Geral também já está em inglês, francês, italiano e português.

O que está acontecendo

Foi fixada a data da Conferência geral em Recife, Brasil (BS). Terá lugar entre 16 e 27 de maio de 2000. O tema da conferência será: Economia e Reino de Deus. A primeira reunião da comissão de preparação será em Roma de 21 a 23 de dezembro de 1998. São membros da comissão: Nestor Eckert (BM), Angelo Cavagna (IS), Peter Sanders (CA) e Carlos Alberto da Costa Silva, do governo geral.

O Conselho geral tirou um dia de lazer e foi visitar a cidade medieval de Bagnoregio, um tanto ao norte de Roma, perto de Montefiascone, Viterbo e Orvieto.

O único acesso ao núcleo urbano antigo é um viaduto estreito. Nesta época, a cidade estava praticamente deserta. Ficamos sabendo que apenas 11 pessoas vivem na antiga cidade.

De Bagnoregio era S. Boaventura. O que sobrou de seu tempo e de suas coisas foi um jardim no qual ele rezava e um marco.

A Universidade de Washington (USA) mantém uma ecola de arte no lugar, mas só funciona durante o verão.

 

SCJs no Uruguai

Há uma equipe de 10 scjs trabalhando no Uruguai, representando três nacionalidades. A proposta é de internacionalizar aquela área com pessoal da América Latina. Recentemente eles receebram a ajuda de um padre da BS (Brasil do Norte). Ultimamente estiveram refletindo sobre o significado daquela presença noa ROU (República Oriental do Uruguai). Destacaram o seguinte:

a) O Uruguai é um país secularizado. A religião é um fato individual e o povo acabou perdendo o sentido da religião como fenômeno popular.

b) Nossa presença tem 40 anos. Começou com padres holandeses que foram convidados por imigrantes holandeses a prestar assistência às famílias de trabalhadores das fábricas têxteis. Passaram a trabalhar nestas áreas:

c) Perspectiva atual como área profética, na ROU

Eles preferem ser chamados de área profética, de preferência à comunidade profética. Seus elementos carcterísticos são:

  1. Eles deixaram os subúrbios, como lugar e classe social. Estão localizados na periferia, num dos bairros mais pobres de Montevideu.
  2. O ministério da reconciliação junto aos romeiros do Santuário è outro desafio. A Igreja local também percebe o desafio pois a religiosidade popular encontra suas oposições.
  3. Ministério da caridade e da promoção humana. A caridade è entendida como assitência aos pobres em suas necessidades básicas. A promoção humana é feita através de duas escolas elementares. Eles pensam em abrir uma escola de 2ª grau.
  4. Perspectivas vocacionais: A mentalidade em geral é muito contrária às vocações. Mesmo assim trabalha-se com esperanças. Há um jovem padre uruguaio. Estão formando uma comunidade, com dois padres jovens para trabalhar mais especificamente com as vocações, entre os jovens.
  5. A Igreja local está satisfeita com a presença dehoniana, quando várias congregações estão deixando o país. É um desafio ficar por lá.
Attilio Zorzetti (AU)