FORMAÇÃO

Ao presentar a ideia (no encotro de formadores de 1999) de uma pagina sobre formaçao na web page, eu usei estas palavras:

"Eu creio que a semente de internacionalidade da Congregação que foi e é semeada pode encontrar um solo mais fértil no coração de nossos candidatos, noviços e escolásticos, desde que seja bem semeada e nutrida. O resultado pode ser um bom fruto, duradouro tanto quanto a Congregação.

Entre os tantos meios que podemos usar, talvez o mais eficiente, tanto na finalidade acima indicada como para a formação pessoal é a nossa atual Home Page. Considerando a sua acessibilidade, simplicidade e recursos, etc., creio que podemos fazer um uso muito bom e variado dela, quanto à informação e à formação.

Postulantes, noviços, escolásticos, bem como os formadores, podem transmitir informações, partilhar tudo e tanta coisa que interessa àqueles em formação.

Através os mesmos meios podemos criar laços entre nós mesmos como formadores, postulantes, noviços e escolásticos. Nós podemos também promover a partilha de nossos valores espirituais dehonianos, nosso Sint Unum, a internacionalidade da Congregação, nossas experiências, preocupações, alegrias e outros itens do interesse de todos."

Você poderia,

1. Partilhar informações sobre o que acontece em sua Província em todos os níveis de formação, isto é, postulantado, noviciado, escolasticado e formação permanente.

2. Apresentar todo tipo de publicação produzida por você sobre formação.

3. Fazer todo tipo de pergunta que você tenha sobre formação.

4. Responder às perguntas feitas por outros membros.

5. Qualquer coisa que lhe chame atenção na vida, história, espiritualidade e ação social de nosso fundador.

6. Partilhar como nosso carisma e espiritualidade tornaram-se realidade em sua Província, Região ou comunidade.

7. Escreve sobre algo que lhe chamou atenção, quanto à formação, num livro lido ou a partir de sua própria experiência.

8. Sugerir livros que você acha útil para a formação.

9. Partilhar seu trabalho de formador no Postulantado, Noviciado, nos estudos de Filosofia e Teologia e seu trabalho apostólico. Dizer-nos o que você achou e acha mais útil e enriquecedor, de modo que outros possam participar desta riqueza, e igualmente o que você não acha e não achou muito útil, de modo que outros possam dar sugestões de como melhorar o que não foi tão útil.

10. Você sabia? ……. Informação.

11. Etc., etc.

Toda correspondência seja enviada a zolile@scj.org

Se você pode de antemão traduzir seus escritos em diferentes línguas, o faça, por favor. Isto tornará mais fácil o trabalho dos já sobrecarregados tradutores.

Os que não estão conectados com Internet, enviem por fax.

A. FORMAÇÃO INICIAL

 1. A FORMAÇÃO EM FOCO

(Aqui você pode partilhar suas opiniões sobre a formação. Poderia ser artigos, citações, etc. ou alguma idéia nova que venha a ter).

Começamos com o discurso do Superior geral na abertura do Encontro de formadores, de maio de 1999.

2. P. DEHON, SEUS ESCRITOS E SUA ESPIRITUALIDADE.

(Aqui você pode incluir escritos sobre o Fundador)

Do Diretório Espiritual dos padres do sagrado Coração de Jesus, sob o título "A doação de si", lemos:

"Nossa vocação, nosso objetivo, nossos deveres e nossas promessas se fundamentam nestas palavras: Ecce venio, Deus ut faciam voluntatem tuam (Eis que eu venho, ó Deus, para fazer a tua vontade); Ecce ancilla Domini, fiat mihi secundum verbum tuum, (Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade).

Em todas as circunstâncias, em todos os acontecimentos do presente e do futuro, o Ecce venio deve estar no nosso coração e nos nossos lábios. Ecce venio, eis-me aqui para fazer a tua vontade. Eis-me aqui para assumir e sofrer que quiseres, para sacrificar o que pedires de mim. Não precisamos nos inquietar, a vontade de Deus se manifestará a cada momento. Venham a escuridão e a incerteza povoarem nossa mente e nosso coração, ainda assim haveremos de perseverar, com amor e paciência, até que a vontade do Senhor digne-se de nos iluminar com sua luz.

Uma vítima sabe que não resta mais nada a desejar e esperar, sua sorte está lançada. Quando e como seu sacrifício vai acontecer, quanto vai durar, isto cabe a quem ela se ofereceu por completo.

Portanto, o abandono total, a indiferença mais absoluta, olhando só para aquele que nos precedeu e seguindo seus passos, esta é a nossa vocação.

Se alguém se entregar ao Senhor desta forma ele dará a recompensa. Poderia alguma coisa vir a faltar? Até os cabelos de suas cabeças estão contados, disse o Senhor aos discípulos. Não valem os pardais apenas uns centavos e nenhum deles cai sem que o Senhor o permita. Nosso Senhor olha por nossas necessidades se nós nos entregarmos totalmente a ele." (D.E. N°. 3)

3. VOCÊ SABIA?

(Numa linha apenas de alguma informação)

Você sabia que a primeira missão nossa na África foi na República Democrática do Congo?

4. ERA UMA VEZ.

(Aqui você pode escrever alguma história que pode nos ajudar refletir a formação)

Um velho mestre caminhava pela floresta com seu discípulo. De repente o homem parou e apontou para quatro árvores ali perto. A primeira estava apenas brotando, a segunda já era meio crescida, a terceira era um arbusto e a quarta, uma árvore adulta. O mestre disse: "Arranca a primeira". Foi fácil. "Arranca a segunda". Deu mais trabalho. "Arranca a terceira". Só arrancou com muito esforço. "Arranca a quarta". Só conseguiu balançar um pouco os galhos.

"Assim, meu filho acontece com os maus hábitos. Quando se é jovem dá para arrancá-los ainda. Quando se é mais maduro, quase não tem mais como erradicá-los".

5. INFORMAÇÃO E EVENTOS

a) Diga o que acontece, onde e quando)

b) Diga o aconteceu,onde e quando)

Por exemplo: admissão ao Postulantado, ao noviciado, profissões,etc...

B. FORMAÇÃO PERMANENTE

(Inclua aqui as iniciativas da formação permanente)

Lembramos o que o que o Capítulo geral propôs:

O primeiro aconteceu e o segundo será em Malpas, de 18 de junho a 13 de julho deste ano.

Formação permanente não se resume a cursos. A Ratio diz que os meios mais apropriados para dar continuidade à formação são:

HUMOR

Um dia o Joãozinho voltou do catecismo e a mãe perguntou o que ele tinha aprendido.

"O catequista falou que Deus mandou Moisés atrás das linhas do inimigo para resgatar os israelitas. Ele os levou ao Mar Vermelho. Então Moisés mandou construir uma ponte. Depois de todos passarem ele olhou para trás e viu os egípcios chegando. Bem rapidinho ele pegou o celular e chamou a força aérea que bombardeou a ponte bem quando os egípcios passavam nela".

"Joãozinho, foi isso esmo que o catequista contou?

"Não foi bem assim, se eu contar você não vai acreditar mesmo".

DITADOS E PROVÉRBIOS

A vida é frágil, manuseie com oração.

BIBLIOGRAFIA

(Livros vocé consideira importants sobre espiritualidade, psicologia e autros. Diga brevemente porque os considera uteis.