NOTÍCIAS DO MUNDO SCJ

11 de dezembro de 1999

O que há de novo

A Escola Apostólica S. Judas Tadeu, em Terra Boa, BM, informa que passa a dispor de um endereço de e-mail: escolasjudas@uol.com.br .

Jacinto Jardim (LU) escreveu anunciando um novo website em Portugal, que será anexado aos nossos links. Eles também apreciam comentários e sugestões. É o website de uma revista, A Folha dos Valentes: (http://www.ecclesia.pt/folhadosvalentes dos valentes).

Dia 23 de novembro o P. Carlos Alberto da Costa Silva (CU) participou de um forum de Justiça e Paz, da União dos Superiores Gerais. O eixo do forum foi uma palestra de Michael A. Blume, SVD, da Comissão Pontifícia para a Pastoral dos migrantes. A palestra dele Hidden Desplacement: Child Soldiers, está disponível em inglês e francês. É um assunto raro de se ouvir falar embora tenha dimensões enormes. O artigo será também anexado à seção de Justiça&Paz.

Agradecemos àqueles que nos brindaram com seus comentários sobre o novo visual do nosso web site. Talvez ele venha a requerer uma adaptação do browser. Lembramos que tanto Netscape quanto Explorer oferecem versões atualizadas de graça através da Internet.

Transcrevemos um comentário vindo do Canadá, de Irene McGregor:

Acabei de ver o Web site SCJ e não é a primeira vez que o vejo. Posso afiançar que está lindo. Diga isso para todo o pessoal da produção. É uma coisa maravilhosa poder estabelecer contato com gente de todo o mundo. Eu viajo pelo mundo afora a partir me meu quartinho aqui em West Lorne e encontro grande consolação na minha situação. Preenche minha necessidade de conhecer gente e lugares. Eu as estimulo a continuarem seu trabalho.

Sei que sem oração as vocações não aparecem mas também acho que a curiosidade de obter informações sobre a Congregação se satisfaz no web site. Será interessante ver que influência terá nos próximos anos. Desejo a vocês um Feliz Natal. Vou estar pensando em vocês na Missa de Natal

Deus os abençoe
Irene Macgregor

O que acontece

Suor Paziente
Muitos dos que estudaram no Colégio Internacional se lembram da Suor Paziente. Trabalhou quarenta anos em nossa casa, desde 1953 até 1993, quando as últimas irmãs (Paziente, Doralice e Celsa) foram para a casa mãe, em Bergamo. Depois ela foi para Torre Pedrera, perto de Rimini, trabalhar numa casa de crianças. Apesar da idade ela lidava diariamente com 40 crianças com muito entusiasmo.

Em fevereiro ela passou a não se sentir bem, depois foi internada em Milão para exames. Passou uns 25 dias internada,. Ela gosta do trabalho e não vê a hora de voltar. Há pouco escreveu: "Acho que o tratamento radioativo deu resultado. Vou continuar. Nunca pensei que teria câncer um dia. Estou bem. Minha próxima consulta será dia 16 de dezembro".

Se você quiser mandar alguma mensagem para ela:

Antes de 16 de dezembro

Sr. Paziente Moioli
suore Orsoline
Via Masone 20a
25100 Bergamo
Italy

 depois de 16 de dezembro:

Sr. Paziente Moioli
Scuola Materna "Giuseppe Nolli"
Via Brava 8
47812 Torre Pedrera (Rimini)
Italy

Índia

Em outubro Wim van Paassen (NE) passou meio dia falando de Economia e Reino de Deus aos estudantes dehonianos em Aluva, Kerala. Havia 30 dos nossos e mais uns dez outros seminaristas. Ele falou deste temas;

  • Como funciona a economia
  • Os males da atual ordem econômica
  • Nossa responsabilidade enquanto cristãos na luta contra estes males
  • que está-se fazendo em outros lugares para uma ordem mais justa.
Ele pregou retiros para o clero local e para os nossos., além de uma programação de duas semanas com os noviços.

(colaboração de Tom Garvey - IND)

Argentina

A comissão de Espiritualidade da província Argentino-Uruguaia está organizando um seminário de espiritualidade sobre inculturação e carisma. Vais ser em Buenos Aires, de 3 a 12 de fevereiro de 2000. Os temas do seminário são estes:

  • A solidariedade num mundo globalizado
  • As dimensões Bíblicas e teológicas da solidariedade
  • A solidariedade numa perspectiva dehoniana
  • A solidariedade como missão
A equipe de coordenação é esta:
  • Coordenador: Atilio Zorzetti (AU), assistido por Delio Ruiz (AU)
  • Secretaria: Juliás Braun (CH)
  • Moderador: Juan Carlos Cerin (AU)
  • Animação da liturgia: Quinto Regazzoni (AU) e Gaetano Testa (AU)

Nossos parabéns

A Joselito Siqueira de Araújo (BM), que foi ordenado sacerdote, por D. Geraldo D. de Andrade, scj, no sábado, dia 4 de dezembro, em Curitiba.

Foto semanal de P. Dehon

Stefam Tertünte cita Yves Ledure (A short life of Father Dehon, Malpas 1998) em seu comentário semanal, desta vez sobre a cidade de S. Quintino, na qual Leão Dehon começou seu apostolado de padre: É impressionante como um jovem padre, cheio de bagagem cultural, chegue à cidade, tão estranha para ele, e se ambiente tão depressa" (CF. St. Quentin).

Pe. Dehon na América do Norte

O trecho desta semana de Selections from Father Dehon's Diary mostra algumas reflexões de Pe. Dehon sobre o Canadá francês, anates de ele seguir para Quebec. (CF. Reflections).

Escultura da Virgem Maria (1991)©
De Spirit and Life in Sculpture
Herman Falke, scj