NOTÍCIAS DE ROMA 
20 de Novembro de 1999

Todo mundo quer justiça mas fecha-lhe a porta quando aparece.
(provérbio)

O que há de novo

Lamentamos ter que informar que ontem, dia 19, faleceu a mãe do Superior geral, P.Virginio Bressanelli, no interior da Argentina. Lembrem-se todos em suas orações (cf. Fede Dominga Del Frate).

Para completar os subsídios sobre J&P na Congregação estamos publicando um resumo, em inglês, das atividades do Pe. Abdi na Indonésia. É um trabalho social da província Indonésia em favor da Igreja local. Mais tarde teremos uma síntese em outras línguas (CF. Pansos).

de Carlos. A. da Costa Silva (CU)
Pe. Wardjito (CU) escreveu um artigo sobre as celebrações dos 75 anos de presença dehoniana na Indonésia (Cf. Indonesia).

Carmelo de las Heras (HI) escreveu que o coral da escola do Colégio de Novelda dispõe de um website neste endereço: www.gabrielgarcia.com/cantoria. O endereço será incluído em nossos links.

Nota do editor: O caráter outonal do website destas semanas é uma homenagem aos Dia de Ação de Graças pela colheita, na Itália, celebrado a 14 de novembro, e o Dia de Ação de Graças, celebrado pelos Estados Unidos, a 25 de novembro.

O que acontece

Os dehonianos do Sul do Texas fazem festa de agradecimento

Festa de Ação de Graças em Villacy County. Foi um dia cheio na paróquia de Nossa Senhora da Guadalupe. A paróquia acolheu a festa, patrocinada pela prefeitura local, uma espécie de festa da partilha. Durante o dia cerca de 3500 perus foram sido servidos, junto com bebidas, sobremesa e outros ingredientes a quem tivesse aparecido. Além do mais, centenas de refeições foram levadas a domicílio para os que não podiam sair de casa ou do serviço.

O planejamento começou em janeiro. A idéia de se celebrar um dia assim foi sendo cozinhada e arquitetada durante meses. Com um trabalho mais intensivo nas últimas semanas não ficou pesado para ninguém.

Tudo isso foi possível graças à colaboração de uns 300 voluntários e a participação de empresas como a Coca Cola, Amigos del Valle e outros empresários. N. Sra. de Guadalupe sente-se orgulhosa de ter participado nesta celebração. Muitos alunos das escolas locais cantaram e divertiram os presentes pela tarde.

O espírito de ação de graças e de partilha ficou evidenciado ao longo do dia.

De Willacy County Catholic Churches:
http:/www.vsta.com/~spujdak/
Reunião de J&P na Europa

Europa do Norte

Os padres Patrick Harnett (BH), Harry Peels (NE) e Edy Ahnem (LW) reuniram-se dia 25 de outubro em Cinqfontaines, Bélgica, para dar continuidade à preparação da Conferência geral e tratar de outros assuntos. Não houve participação da GE e da FL.

Eles responderam a um questionário elaborado na reunião de Cadier en Keer (NE) e tomaram conhecimento da proposta dos provinciais de se criar um secretariado de J&P para a Europa do Norte e de fundar uma casa para refugiados no Luxemburgo. Deram-se conta também de que até então a Finlândia e a Áustria-Croácia não tinham sido convidadas para estas reuniões.

Europa do sul

De 9 a 10 de novembro os representantes de J&P de IS, HI e LU, reuniram-se em Milão, com a presença do Conselheiro geral responsável pelo setor, P. Carlos A. da Costa Silva. Falaram da próxima Conferência geral e preparam uma intervenção para aquel evento. Marcaram uma reunião para fevereiro, em Madri, a ser aprovada pelos provinciais. Estiveram, presentes G. Carrara e Agostinho Sousa, de Portugal; Valentín Pérez, da Espanha e Angelo Cavagna e Francesco Bottacin, da Itália do Norte. Espera-se que na próxima reunião haja gente da IM e da Polônia.

Por Carlos A. da Costa Silva (CU)

Rezemos por:

+Ir. Paul Schneeberger (US)

nasceu: 29.05.28
professou: 08.09.47
morreu: 12.11.99

Natural de Buffalo, N. York, Paul morreu aos 71, em S. Petersburg, na Florida.

Fez a primeira profissão em 1947 e, três anos depois, os votos perpétuos. Toda a sua vida foi bastante escondida, cumprindo sempre tarefas secundárias nas comunidades onde viveu.

Passou boa parte de sua vida no seminário de Donaldson, Indiana, onde foi sacristão e cozinheiro. Em 1968 foi transferido para o Sacred Heart Monastery, de Hales Corners. Ali ele foi auxiliar de biblioteca até 1984.

Foi então para Houston e prestou seus erviços na paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe e, depois, na paróquia do Santíssimo Nome. Ele passava boa parte do tempo dando atenção aos pobres que procuravam ajuda na igreja. Era ali também sacristão e cuidava das coisas do dia a dia destas igrejas.

Em 1995 praticamente aposentou-se.

Seus funerais tiveram lugar tanto na Florida como em Wisconsin. Em Hales Corners teve a missa de corpo presente no dia 18 de novembro e seu enterro foi no cemitério do convento.

Foto semanal de P. Dehon

Entre os anos 1897 e 1900 Leão Dehon fez uma série de conferências em Roma sobre a questão social, a democracia a e a Ordem Terceira de S. Francisco. Ficaram conhecidas como as Conferência Romanas. Este é o comentário sobre a foto desta semana (cf. Dehon’s Roman Lectures).

Pe. Dehon na América do Norte

Paul McGuire (US) traduziu para o inglês as notas de viagem de Pe. Dehon pelo Canadá e Estados Unidos: Selections from Father Dehon’s Diary. Esta semana descreve a volta do Fundador a Chicago já no fim de sua estadia no país (cf. Return to Chicago).