NOTÍCIAS DE ROMA


24 de abril de 1999

O que há de novo

O Superior Geral escreveu uma carta à Congregação sobre a vida e o trabalho do Ir. Silvestro (IS). A carta está em Cartas e Documentos sob o título CF Silvestro.

A província US tem novo endereço de e-mail: scjuspro@aol.com.

A Caritas Internacional pediu às comunidades religiosas de Roma uma ajuda financeira para socorrer os refugiados de guerra do Kosovo. O Governo Geral aprovou uma ajuda substancial. Pode-se saber mais sobre as atividades da Caritas Internacional visitando seu web site: http://www.caritas.net/

Conferência Geral

Em preparação à próxima Conferência Geral, o Secretariado de Justiça e Paz-SCJ começará a publicar, a partir da semana que vem, artigos semanais sobre temas afins, juntamente com uma bibliografia auxiliar.

Não será sempre possível providenciar e publicar traduções destes textos em mais línguas. Pedimos aos assessores de J&P e aos Provinciais e Regionais que providenciem tais traduções se considerarem útil.

O primeiro texto é uma trecho da mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro de 1998, que aborda um ponto central deste fim de milênio: A Globalização, a dívida do Terceiro Mundo e a solidariedade.

-contribuição de Carlos Alberto da Costa Silva (CU)
Nota do Editor: Criamos uma nova página em função da Conferência Geral. O material referente a este evento será publicado nesta página. Pedimos desculpas pelos problemas que tivemos com os arquivos PDF. Esperamos solver o problema até 24 de abril.

Está sendo publicada uma oração para o dia mundial de orações pelas vocações (25 de abril). Está publicada apenas em inglês. Agradecemos a Jack Kurps (US) por preparar este subsídio para Adoração. Está na seção de Vocações e pode ser acessado por Vocation Prayer Service April 25.

O que acontece

Em meados do ano passado ficou constatado que o bispo de Helsinki, Finlândia, D. Paul Verschuren, scj, está acometido de leucemia. Em função da doença ele renunciou ao cargo e o Pe. Jan Aarts (FIN) foi nomeado Administrador Apostólico da diocese. O Conselho Presbiteral da Finlândia se reuniu de 15 a 19 de março, em Stella Maris, na periferia de Helsinki. Foi gratificante ver o Bispo Verchuren se recuperando e estar no meio de seu clero, cuja maioria é membro da Congregação. (CF carta 18.09.98)
preparado por Adriano Borst (NE)
fotografia extraída de Fides, boletim da diocese local
 

O Superior Geral, juntamente com seu Conselho, nomeou o novo governo provincial da Província Espanhola (HI), cujo triênio começa a 1º de maio de 1999.

Provincial: Pe. Aquilino Mielgo Domínguez (2º triênio)

1º conselheiro: P. Javier Larrea Pascal

2º conselheiro: Pe. José Joaquín Izurzu Satrústregui

3º conselheiro: Julián Arroyo de la Rosa

4º conselheiro: José Luis Munilla Martínez

Também com o consentimento do Conselho o Superior Geral erigiu os Distritos da Índia e das Filipinas e aceitou seus noviços para a primeira profissão. Os dados são os seguintes:

Índia: ereção do Distrito: 1º de maio de 1999.

admitidos à 1ª profissão: Louis Mariano Fernandes, de Goa e Roque Plácido Rebello, de Goa também.
 

Martin van Ooy (IN) com os dois noviços indianos

 

Filipinas: ereção do Distrito: 31º de maio de 1999.

admitidos à 1ª profissão: John K. Cabaluna e Arthur P. Guevara.

Os primeiros distritos criados permanecem com as siglas que usavam até agora IND e PHI.

O Governo Geral aceitou a renúncia do Pe. Sérgio José Hemkemeier do conselho da Província Brasileira Meridional por ter ele assumido a tesouraria da BM. Em seu lugar foi nomeado o Pe. José Felipe Dalcegio.

Notícias do Moçambique

Os padres Venturini e Fortuna começaram uma nova presença dehoniana em Gilé. Um grupo de padres diocesanos brasileiros deverá ocupar a área de Ile, até então aos cuidados dos dehonianos.

Segundo o mestre de noviços os três noviços de MZ estão indo bem em Lisboa.

O Provincial, Pe. Onorio Matti faz visita canônica à Província de 12 de abril a 4 de maio.

O Pe. Mario Gritti, atualmente nos Camarões, participará do Encontro de Formadores, em Roma, pela MZ.

Os padres Greselin e Rufini vão participar do Curso de Formação Permanente, de setembro a dezembro, em Roma.

O Pe. Regonesi vai ao Brasil, ao Encontro de Pastoral Vocacional, em agosto, em Lavras.

Os formadores da MZ tiveram um encontro em Quelimane a 6 de abril. Avaliaram seu trabalho e deram início à redação da Ratio Formationis provincial.

No mesmo dia, sempre em Quelimane, se reuniu a equipe encarregada de redigir o Diretório Provincial da MZ. São os padres Luís Vasco, Madella e Greselin. A Assembléia Provincial está programada para acontecer de 21 a 26 de julho.

(estas notícias foram extraídas da Carta às Comunidades 7, cuja íntegra pode ser vista na seção sob a título sublinhado)

Fotografia do Pe. Dehon, desta semana
 

Colocação da pedra fundamental de Cristo Rei, Roma, Itália

Mary Gorski forneceu o auto-retrato de Herman Falke (CA) que reproduzimos aqui.
 

Herman Falke, scj, Ottawa, Canadá