NOTÍCIAS DE ROMA  

25 de setembro de 1999

O que há de novo

Despede-se hoje do Colégio Internacional de Roma o P. Luis Carlos Berri (BM), que está voltando ao Brasil. Sua despedida nos inspirou a oportunidade de mostrar um ensaio fotográfico sobre as mudanças em curso na cidade de Roma em vista do Grande Jubileu que se aproxima. Calcula-se em 30 milhões o número de visitantes durante o ano 2000. (CF. New Faces of Rome).

O que acontece

Tesoureiros da América do Sul reúnem-se em Brusque
 

Os tesoureiros das províncias e regiões da América do sul estiveram reunidos em Brusque (RBM) entre os dias 18 e 24 de setembro junto com os membros da Comissão geral para Assuntos Econômicos, presidida pelo Ecônomo Geral, Emílio Ciarrocchi (CU). Estiveram presentes os tesoureiros de AU, CH, VEN, BM, BS, RBM, MAR..

Conferência dehoniana na BH: "Caminhando com esperança?"
 

Os leigos dehonianos da Província Britânico irlandesa tiveram recentemente sua assembléia anual, secundados por padres e irmãos.

O programa fez refletir sobre a variedade de experiências e de histórias diversas dos participantes. Ouviu-se duas história pessoas diferentes: de um senhor casado e de um irmão scj. Houve um jogo, preparado pelos jovens, que nos fez perceber melhor uma porção de situações desde férias familiares até a pobreza no mundo. O P. Michael Walshe, recentemente nomeado Superior provincial da BH falou a todos sobre a espiritualidade dehoniana e sua importância hoje. Na ocasião também se elaborou um perfil do dehoniano, em vista do Encontro Internacional de Roma em 2000.

Sobrou também tempo da conversar, para curtir música, poesias, danças e teatro e, é claro, oração comum. Foi realmente um fim de semana familiar de informação e entretenimento.

(por Marian Thompson, leiga dehoniana (BH)
ESL faz Feira Cultural junto com SHST
 
Here Jamie Eduardo Sanchez-Hernandez (CH) stands next to his presentation of his native Chile during ESL International Day. Twelve different countries and their cultures were on display: Brazil, Spain, Colombia, Poland, Democratic Republic of the Congo, Mozambique, Argentina and Uruguay, Chile, Cameroon, Indonesia and Poland.

De 9 a 10 de setembro a ESL (Inglês como segunda língua) programou junto com a SHST (Escola de Teologia do Sagrado Coração, de Hales Corners, USA) sua Feira anual. Teve comida, arte e música de diversos países representados pelos alunos do curso: Indonésia, Brasil, Congo, Moçambique, Espanha, Itália, Argentina, Camarões, Chile, Polônia. O diretor do curso, Paul Reid (US) apresentou a sua pátria, a Jamaica.

Allegra Troiano, é a diretora do curso. Jean Garrity Hoefl passou a integrar o curso este ano como professor. Diversos membros da Cúria de Roma e outros já fizeram o curso: P. Virgínio, P. Chiarello, P. Mis, P. Adam Musialek, provincial da AM, P. Swiech, regional da FIN, P. Pitz, primeiro mestre de noviços da Índia.

Parabéns

Dia 11 de setembro, sábado, Emidio Godoy Infante, da Região da Venezuela fez sua profissão perpétua na Paróquia de San Miguel Arcángel, Caracas.

A 26 de setembro, no seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, Lisboa, estes fazem sua profissão perpétua:

Em Vitorchiano, dia 29 de setembro tem a primeira profissão destes noviços da IM: Dia 25 de setembro, na paróquia San José de Salamanca, estes membros da província espanhola foram ordenados presbíteros:
Javier foi o responsável pela versão espanhola destas páginas e recrutou seus sucessores na Região da Venezuela.

Dia 26 de setembro, Carlos Enrique Caamaño (VEN) será ordenado presbítero também na paróquia de San Miguel Arcángel, Caracas.

 
André Perroux (EF) celebra 50 anos de vida religiosa.
 
André Perroux

André Perroux nasceu a 31 de agosto de 1931 em Chambéry, França, Fez os votos dia 29 de setembro de 1949, em Amiens e foi ordenado presbítero dia 7 de julho de 1957 em Lyon.

Após sua ordenação continuou seus estudos na escola de teologia de Lyon e veio a ser professor no Escolasticado SCJ da mesma cidade. Quando aquele curso foi fechado ele exerceu diversas outras atividades pastorais.

Foi conselheiro provincial de 1972 a 1979, quando foi eleito 1º conselheiro geral e vice-Superior geral. Foi reeleito no Capítulo de 1985. Quando deixou o Governo geral, voltou para a França e dedicou-se à pastoral das vocações.

Depois de um ano, foi chamado de volta a Roma para trabalhar no Centro Studi e, em 1993, foi nomeado membro da Comissão Geral de Espiritualidade e Apostolado. Esta Comissão foi dissolvida no Capítulo geral de 1997.

P. Perroux participou de quatro capítulos gerais, alguns dos quais ele ajudou a preparar. Como perito na vida a escritos do Fundador e na espiritualidade scj, ele escreveu diversos artigos na revista dehoniana. Ele continua este tipo de trabalho. Atualmente está lendo e interpretando as cartas manuscritas do P. Dehon, além de efetuar outras pesquisas. P. Perroux é muito solicitado para pregar retiros e dar palestras sobre estes assuntos em muitas partes do mundo. Ele também foi responsável pelos leigos dehonianos, por um tempo.

Recentemente, ele obteve permissão para ler os dossiês sobre P. Dehon e a questão do fechamento dos Oblatos pela a Congregação para a Defesa da Fé (ex-Santo Ofício).

O Governo geral, em nome de toda a Congregação, agradece e cumprimenta P. André por esta data e pelos imensos serviços que ele tem prestado à Congregação.

(Fornecido pela secretaria geral em cooperação com a província GA+LW)
Desenhos do P. Quinto
Este é o quarto dos desenhos do P. Quinto Regazzoni (AU) que atualmente estudando inglês em Hales Corners (US). Ele trabalha no Uruguai, em Montevidéu, na revista Umbrales. Desta vez ele apresenta a caricatura de Cesar Augusto Artuso, um padre diocesano brasileiro.

Foto semanal de P. Dehon

Esta semana Stefan Tertünte (GE) apresenta a fotografia de Pe. Dehon aos 16 anos. Seu comentário gira em torno de seu relacionamento com os pais naquela idade decisiva de sua vocação: Dehon at 16 - The great conflict.

P. Dehon no Canadá e nos Estados Unidos

Continuamos a publicar o trabalho de paul McGuire sobre a viagem de P. Dehon aos Estados Unidos e Canadá. Desta vez é sua passagem por Filadélfia.