NOTÍCIAS DE ROMA


26 DE JUNHO DE 1999

O que há de novo

Graças ao esforço de Piet Adam(NE), em Roma, temos a tradução do artigo recente de Frans van der Hoff (NE) sobre seu trabalho no México. Muitos o lembram do Capítulo geral de 91. Ele trabalha há muitos anos entre os índios do México ajudando-os a comercializar seu café..

Tome nota do endereço de email do noviciado na Argentina (AU): casadelencuentro@arnet.com.ar. Este noviciado recebe noviços de toda área sdo Cone Sul da América Latina.a.

Bob Bossie (US) do 8th Day Center in Chicago apresentou uma reflexão sobre a guerra em Kosovo. O artigo é produzido pela Wisdom Fund e leva a data de 6 de junho de 1999. (Cf. Winning and Losing in Yugoslavia).

Atenção: Você pode assinar as produções do 8th Day Center que distribui boletins semanais. Basta mandar mensagem para 8thday@claret.org dizendo que você quer ser incluído na relação do destinatários.

Apresentamos o nono cartoon do Pe. Dehon de Javier Prate, um colaborador dos dehonianos espanhóis. Estes cartoons estão na Igreja de S. Martinho, em S. Quintino e espelham aspectos da vida e obra do Fundador. O cartoon deste semana pode ser intitulado: "Spiritualité dehonienne: L'Eucharistie, table pour la libération"

Jack Kurps (US) modificou a página inicial do SCJ website dos Estados Unidos (www.sintunum.org). Ele passou a incluir reflexões semanais sobre a liturgia, de autoria de Charles Yost (US). Estão todas em inglês, neste endereço: http://www.sintunum.org/current.htm

O que acontece

Dia 27 de junho começa o curso de Formação Permanente, em italiano, na Polônia, e vai até 23 de julho. O programa é este: 1. Deus Pai, 2. Jesus Cristo, ontem, hoje e no futuro, 3. A espiritualidade SCJ, 4. Os SCJ no serviço da reconciliação, 5. Compromisso dehoniano pela evangelização na Europa Oriental, 6. Desafios sociais e o carisma dehoniano.

O curso estará baseado em Varsóvia e estão previstas viagens para Stadniki e Bielo-Rússia.
 

Uma boa surpresa para aqueles que gostam de santuários. Nosso santuário de Boccadirio (IS), perto de Bolonha dispõe agora de um website: "http://www.santuari.it/boccadirio/default.asp".

Este santuário é servido pelos dehonianos da IS e está se preparando para receber os peregrinos que virão para o Jubileu de 2000. O sito mostra a história do santuário, da aparição, e traz outras informações úteis. O local é muito apropriado para meditação e orações. Está situado nos Apeninos centrais. Durante o mês de agosto, que é verão na Itália, o santuário promove recitais de música.

Esta iniciativa se chama Il Canto e l'Incanto e é uma promoção do santuário, da prefeitura local e da Fundação Arturo Toscanini de Parma. No ano passado a temporada encerrou-se com uma celebração evocando a aparição, tendo a presença do Superior geral, do Cardeal Biffi, arcebispo de Bolonha e a orquestra Sinfônica de Parma que executou trechos de Bethoven, verdio e Hyden.

O programa deste ano inclui:

16 de julho: Solenidade da Aparição de Nossa Senhora das Graças de Boccadirio. A Missa das 11:30 será celebrada pelo Bispo Simone Scatizzi, de Pistoia.

23 de julho - Às 21:00 a Petite Messe Solemnelle di G. Rossini (1720 - 1868) será executada pela Orquestra Sinfônica Arturo Toscanini da Emilia Romagna .

24 de julho - às 17:00 O Cardeall Silvano Piovanelli, arcebispo de Florença, presidirá a liturgia solene com o coral de Borgo S. Lorenzo.

P. Paolo Gazzotti
Nota do editor: Paolo Gazzotti também arranjou uma lista de endereços relacionados com o santuários. Eles podem ser lidos no endereçodo Santuario di Boccadirio.

Foto semanal de Pe. Dehon

Estando Stefan Tertünte na Albânia, suspendemos a publicação das fotos do Pe. Dehon, prometendo voltar em meados de julho.