NOTÍCIAS DE ROMA


30 de Outubro de 1999

 

A alma heróica não vende sua justiça e sua nobreza.
Ela não pede para comer bem e dormir melhor.
A essência da grandeza está na percepção de que basta a virtude.
-- Ralph Waldo Emerson

O que há de novo

A província GA+LW, sob os auspícios dos Jovens Dehonianos dispõe de um website, que consta também dos links destas páginas: www.ifrance.com/jddehon/. Está sob a direção de Joseph Furczon. Ele receberá com satisfação qualquer comentário e colaboração através de seu e-mail: dehon@ifrance.com.

Uma carta dos superiores Provinciais e Regionais da América Latina, endereçada ao Superior geral pode ser lida em (cf. Meeting in Motevideo). A carta reflete aspectos de nossa presença no Uruguai e foi escrita por ocasião da reunião dos superiores naquele país.

Estamos publicando também as estatísticas da Congregação, de 31 de agosto deste ano. Observe que os Distritos da Índia e das Filipinas passam a contar com pessoal próprio, o que fez diminuir o número de algumas províncias. (cf. Statistics 31.08.99).

É agora uma prática da Secretaria geral mandar para todas as províncias/regiões/distritos a versão original das cartas do Superior geral. Assim estamos publicando a carta do superior Geral e do P. Ryszard Mis sobre a visita feita à Polônia. Estamos publicando em italiano e inglês. Avisaremos quando a versão francesa estiver disponível. Leia em (cf Information about the General Visit to the Polish Province). Está publicada em Letters&Documents.

Uma correção: Adriano Borst (NE) acusa um erro no endereço do Josephklooster. Aqui vai o endereço certo:jozefklooster.nijmegen@worldonline.ne

O que acontece

Moldávia

Em outubro. D. Antono Cosa, Administrador Apostólico da Moldávia, visitou Roma. Stefan Tertünte (GE) entrevistou-o sobre a situação da Igreja naquele país, após a queda do comunismo. Cinco membros da província da Polônia trabalham na Moldávia. Confira a entrevista em (CF. Msg. Antono Cosa).

Cidade do Vaticano

Bob Bossie (US) foi entrevistado pela Rádio Vaticana, dia 22 de outubro sobre as sanções econômicas impostas pela ONU ao Iraque. Bossie tem trabalhado muito pela suspensão destas sanções, através do Eight Day Center de Chicago. Quem mais sofre com elas são as crianças e os velhos.

Nota: o material publicado pela Rádio Vaticana está disponível também através da Internet pelo endereço: http://www2.links2go.com/more/www.wrn.org/vatican-radio.

Notícias de Jakarta

A comunidade scj de Jakarta fez reunião com o Superior Geral na Paróquia de Sto. Estevão. P. Wardjito moderou a reunião e serviu de intérprete. Muitas atividades são desenvolvidas em nossas três paróquia para comemorar os 75 anos de presença no país. A principal celebração será em Palembang no dia 27 de outubro. Todos nós estaremos lá. Vamos agradecer a Deus por sua assistência durante estes 75 anos de presença na Indonésia.

(Antonius Dwi Pramono)
Antonius Dwi Pramono celebrando o Domingo de Ramos na sua paróquia em Jakarta

Do Equador

Carlos Frick (VEN) escreveu um artigo sobre a abertura da segunda casa no Equador. Quatro novos membros vieram da Espanha no dia 12 de outubro. A nova comunidade se localiza perto de Quito. (cf. Ecuador).

Rezemos por

+Dom Pierre Augustin Tchouanga --CM

nasceu: 28.04.1928
professou: 15.12.1955
foi ordenado: 29.06.1959
foi consagrado: 12.06.1983
morreu: 23.10.1999, em Nkongsamba, Camarões

Desenhos do P. Quinto.

Este é o último dos desenhos do P. Quinto Regazzoni (AU) que atualmente está estudando inglês em Hales Corners (US). Ele trabalha no Uruguai, em Montevidéu, na revista Umbrales. Nós agradecemos sua colaboração durante estas semanas. (cf. No language).

Foto Semanal de P. Dehon

Nesta semana, esta seção mostra uma foto da capela do Seminário Francês de Roma (Santa Clara) no qual P. Dehon morava enquanto perfazia seus estudos. Ali foi moldada sua personalidade sacerdotal. (Cf. The Church of Santa Chiara).

P. Dehon na América do Norte.

Ainda o trabalho de Paul McGuire (US) sobre a passagem do Fundador pela América do Norte em sua viagem ao redor do mundo. Nesta etapa ela vai de New Orleans, subindo o Mississipi, até St. Louis (St. Louis, Missouri).