NOTÍCIAS DE ROMA


07/11/98

O que há de novo

Colocamos no nosso 'site' a informação sobre o "Compromisso Social" da Província do Canadá Inglês em nossa seção de "Justiça e Paz". O texto é acessivel em quatro línguas (Inglês, Françes, Italiano e Português).

Agradecemos a Stefan Tertünter (GE) por ter providenciado a tradução, em inglês, do informação fúnebre sobre o Pe. Wilhelm Spätgen (GE).

Há uma correção a ser feita na informação do dia 24 de outubro a respeito das 'Edizioni Dehoniane'. O texto original e correto é como segue:

Recebemos o endereço do 'Web site' da EDB (Edizioni Dehoniane Bologna) www.getnet.it/index.html. O 'site' foi acrescentado na página dos "links" juntamente com o endereço para o qual os pedidos devem ser enviados: francesco@getnet.it

Seria 'Edizioni Dehoniane' (Roma), para não ser confundida com 'EDB' (Edizioni Dehoniane Bologna). Estas serão assim indicadas na página dos 'links'.

A Província Norte Americana publicou recentemente um biografia de seus estudantes em formação: 1998-99 Year of Formation United States Province, Priests of the Sacred Heart. (O ano de formação 1998-99, Província US da SCJ). O texto seguinte foi tirado da introdução:

Este ano há 12 SCJs e candidatos na formação inicial. Cinco são estudantes de pré-graduação em Santo Antônio, quatro são estudantes de teologia em Chicago, dois estão fazendo seu estágio ministerial de um ano, e um (Irmão Lyle Hennen) está inteiramente dedicado a seu ministério de irmão religioso.

O que segue é uma pequena apresentação deles.

Novo Necrológio foi publicado.

A Cúria Geral, sob a direção do secretariado geral, publicou o Necrológio SCJ 1998, cobrindo a Congregação desde o seu nascimento - 1978 - até 31 de agosto de 1998. Além do necrológio de cada dia, o livro contem um índice alfabético dos mortos da SCJ.

O Web site da SCJ adotou a nova formatação, e pode ser acessado através de Necrologium S.C.J. 1998. Nós nos esforçaremos para manter atualizado o índice do necrológio informatizado bem como o necrológio diário.

Segundo o novo Necrológio, o número dos falecidos aos 31 de agosto de 1998 eram 2077, com a seguinte distribuição:

2046 religiosos professos e 31 noviços

  • 13 bispos
  • 1493 padres
  • 2 diáconos
  • 448 irmãos
  • 89 fratres
  • 31 noviços

Maison Dehon

Durante seus dez anos de existência, a Maison Dehon, em Montreal - Canadá, recebeu muita gente que queria aprender mais sobre o ministério com os aidéticos, ou para receber treinamento nesta área. A gente tem vindo não só da Província do Quebec, mas também de outras Províncias do Canadá, bem como de outros países, Estados Unidos e França. No último verão boreal, o Gabão aumentou a lista. Uma delegação, guiada pelo Ministro da Saúde, veio visitar a Maison Dehon e seu diretor, Pe. Cláudio Beda (CGA).

O Governo do Gabão quer organizar um projeto para ajudar a gente que vive com AIDS. Como resultado da visita, aos 30 de outubro, uma equipe da TV do Gabão esteve na Maison Dehon filmando um vídeo de 30 minutos que será usado durante um programa a ser transmitido este ano, no Gabão, com a finalidade de ajudar a gente que vive com AIDS. Houve também uma conversa entre o Gabão e a Maison Dehon sobre como promover formação e treinamento.

Por favor, lembre-se

+ Pe. Antônio Tankwé CM

nascido: 30 de novembro de 1923
lª profissão: 29 de setembro de 1954
ordenação:: 07 de julho de 1957
morto: 25 de outubro de 1998 em Kkonsamba, Camarões.
 

+P. Bouritius Gerben NE
nascimento: 21/08/20
1ª profissão:   03/12/40
ordenação.: 11/08.49
morte: 28/10/98 em Tilburg, Holanda
 

+Pe. José de Bairos Braga LU
nascimento: 02/08/44
1ª profissão:   29/08/63
ordenação.: 04/07/71
morte: 01/11/98 em East Providence, RI, USA