NOTÍCIAS DE ROMA


21.11.1998

O que há de novo

A reportagem sobre "Justiça e Paz" na Província dos Camarões - II foi publicada. No momento só é acessível em francês, italiano e português. A tradução inglesa será publi-cada tão logo seja recebida, e a notícia a respeito será publicada aqui. (cf. Cameroon II)

A Região Austro-croata (ACR) tem agora um endereço de E-mail: « scj.acr@aon.at ». Ele foi publicada na nossa página de "links".

Mais uma vez repetimos as ações empreendidas pelos Superiores Maiores da SCJ quanto a crise do Congo.

Durante os dez dias da reunião, o delegado da Província ZA falou várias vezes sobre a situação da Republica Democrática do Congo . Os três superiores da América do Norte, a pedido do Superior Geral, sugeriram três passos a serem dados e que foram aceitos pela assembléia.

  • Escrever uma carta a nosso confrades do Congo expressando nossa solidariedade e apoio para com eles.
  • Escrever uma carta a toda a Congregação convidando todos a se solidarizarem com nossos irmãos do Congo e proclamando o dia 30 de novembro de 1998 como o Dia Internacional de Solidariedade Dehoniana com o povo do Congo.
  • Sugerir a todos os dehonianos, ao redor do mundo, de escrever aos seus governantes para exigir deles o compromisso de chegar a um plano de paz para a região, de modo que o povo possa viver em paz e melhorar sua qualidade de vida. (cf. The Congo)
Em adição ao texto original em francês e inglês foi acrescentada uma versão italiana (cf. Congo/italian).

O que está acontecendo

 Recebemos do secretário provincial da Indonésia, Herru Atmaja, estas informações:

Um Instituto Católico de Estudos Superiores foi fundado em Palembang em 1992. Trata-se do MUSI Institute, que mantém duas escolas:

1) Uma Escola de Tecnologia que abrange:

  • Curso de Engenharia Industrial
  • Curso de Arquitetura
2) A Escola de Administração com dois cursos:
  • Curso de Gerenciamento
  • Curso de Contabilidade
O instituto pertence à diocese de Palembang. Diversos dehonianos estão envolvidos nela. O primeiro grupo, de seis estudantes, colou grau em 15 de agosto de 1998, na Escola da Tecnologia. Outros 35 se formaram na Escola de Administração, em novembro do mesmo ano. Hoje, o total de alunos chega a 2314. O Pe. Herru Amtaja (IN) é o Presidente destas escolas desde sua fundação.

Durante o encontro de superiores, de 3 a 13 de novembro, o web site registrou um recorde de 1000 consultas.

Dia Internacional de Solidariedade: 30 de novembro de 1998

O que segue foi estraído da carta à família dehoniana, escrita durante a reunião dos supe-riores em Roma (cf. The Congo).

Neste espírito, desejamos que o dia 30 de novembro de 1998, seja considerado como Dia Internacional de Solidariedade Dehonbiana com o povo do Congo. Esta data parece-nos muito significativa, porque numerosos confrades deram suas vidas pelo povo do Congo em novembro de 1964.

  1. Convidamos cada membro da Família Dehoiniana, religioso ou leigo, a jejuar e rezar nesse 30 de novembro, para que o povo do Congo possa realizar um processo de reconciliação.
  2. Convidamos também para que, neste dia, todos enviem uma carta ao governo de seu país, pedindo-lhe que apoie um plano de paz para o Congo (veja o anexo).
  3. No dia 30 de novembro, sejamos "profetas do amor e ministros da reconciliação" (Cst. 7)
Carta à Família Dehoniana,
13 de novembro ded 1998

Última reflexão sobre o encontro de superiores

Comunhão, solidariedade e participação de todos foi o dom do Espírito Santo nestes dias de encontro. Senti uma nova vida, falando a verdade, transparência e uma autêntica empatia uns para com os outros. As dificuldades de dialogar foram superadas pela confiança e pela espe-rança. Discutimos vários pontos, antes intocáveis e avançamos, assim, no espírito do Nós Congregação.

O Superior Geral nos lembrou que o serviço da missão é o desafio que o Pe. Dehon nos deixou, para irmos às ruas e ganhar para o reino a todos, especialmente os esquecidos pelo mundo. A voz do povo sofrido do Congo nos moveu a assumir um compromisso apaixonado pelos mais fracos e pobres.

Gastamos um bom tempo no estudo do documento Estruturas da Congregação e Formas de Governo. Ficou claro que a mudança das estruturas é um processo lento e gradual que requer esforço e tempo de todos. A saudade do que nos foi tão familiar vai surgir, os receios devem ceder lugar a novas expressões e teremos que nos acostumar com novas pessoas que aportarão novas formas de estruturação. A linguagem bastante jurídica desta restruturação foi temperada com o calor humano do encontro

Houve, nestes dias, um sentido de pertença a algo maior do que nós e percebemos o espírito do Pe. Dehon caminhar conosco desafiando-nos a viver apaixonadamente o Nós Congregação a serviço da Missão.

Peter Mc Kenna (CA),
13 de novembro de 1998

Outras informações sobre o +Pe. Giusto Pala

Fotografia fornecida pela Província Italiana Meridional
(Estas informações foram dadas pelo Pe. Giacomo Casolino, Provincial da IM).

Antes de ele ser ordenado a Itália era um província só. Ele e seus colegas fizeram os estudos em Pagliare, Foligno, Monza e, depois foram ao Colégio Internacional em Roma, tendo ele se doutorado em Teologia Dogmática. Sua tese versava sobre "A ressurreição dos mortos na moderna Teologia".

No seu primeiro ano de sacerdócio, ele ensinou no seminário de Pagliare e em Foligno. Ao mesmo tempo era e encarregado dos estudos na Província.

De 1961 a 1993 esteve em Nápoles, exercendo atividades diversas. Foi diretor da revista Mes-sis, por 10 anos, secretário das Missões, por 6 anos, intergrou o conselho editorial das Edições Dehonianas. Em 1974, fundou a organização chamada Leigos para o Terceiro Mundo, a qual dirigiu até sua morte.

Na Província do Sul sempre teve algum cargo, tendo sido superior local, conselheiro provincial, por 15 anos, e superior provincial, por 6 anos.

Estimado pelo povo, dedicou-se muito à espiritualidade dehoniana, sendo reconhecido como uma autoridade no assunto, graças ao seu preparo acadêmico. Era um homem de princípios. Este reconhecimento se traduziu na enorme afluência de povo, padres e bispos aos seus fune-rais.